top of page
Buscar
  • Foto do escritorfabriciozandona

Indústria 4.0: Você está pronto?

Atualizado: 25 de mar. de 2019

Como as organizações e líderes estão preparados para abraçar essa revolução?


Hoje, uma quarta revolução industrial está transformando economias, empregos e até mesmo a própria sociedade. Sob o amplo título Indústria 4.0, muitas tecnologias físicas e digitais estão se combinando por meio de análises, inteligência artificial, tecnologias cognitivas e a Internet das Coisas (IoT) para criar empresas digitais que são interconectadas e capazes de tomar decisões mais informadas.


Empresas digitais podem se comunicar, analisar e usar dados para conduzir ações inteligentes no mundo físico. Em suma, esta revolução está incorporando tecnologia inteligente e conectada não apenas dentro das organizações, mas também em nossas vidas diárias.


A consequência direta para sistemas centralizados é que eles simplesmente deixarão de existir. Para fornecedores de sistemas de execução de manufatura, isso se tornará um desafio cenário. Dentro do grupo de fornecedores MES, as reações a este futuro disruptivo futuro variar. Um primeiro grupo, representando a grande maioria, simplesmente está ignorando a Indústria 4.0 e fazendo negócios, como sempre.


Um segundo grupo está prestando mais atenção a isso. No entanto, eles afirmam Indústria 4.0 define um modelo de destino que provavelmente levará anos ou décadas para alcançar. Enquanto isso, dizem eles, as empresas ainda devem tentar continuar investindo em sistemas MES centralizados e continuar melhorando o desempenho de suas operações. É verdade que muitas indústrias ainda estão na idade das trevas de eficiência e qualidade e eles devem realmente evoluir passo a passo, implementar sistemas MES e gerenciamento de operações relacionadas práticas, antes de sonhar com sistemas cibernéticos de rede autonomamente. A própria previsão do Industria 4.0 criou oportunidades únicas para definir a meta roteiros para operações de fabricação em geral e para fabricar sistemas de TI em especial.


Aplicações de monitoramento e controle de produção centralizadas e monolíticas acabará por deixar de existir, dando lugar a soluções capazes de suportar esta visão radicalmente diferente da produção e cadeia de suprimentos conectadas, porém descentralizadas processos. A descentralização do poder de computação não precisa ser física, mas sim lógico, permitindo decisões autônomas em um ambiente de fabricação semelhante ao mercado composto por prestadores de serviços e consumidores de serviços dentro do chão-de-fábrica, verticalmente e horizontalmente integrado para o alinhamento com processos de negócios de fabricação e cadeia de fornecimento global.


As soluções que utilizam estes princípios já existem hoje e são as que devem apoiar fabricantes na criação de sua imagem ampla e roteiro de fabricação, com passo a passo ações, levando à visão final da Indústria 4.0. À medida que os fabricantes constroem seus Roteiros da Indústria 4.0, é essencial que eles entendam esses princípios básicos para que não se deparam com decisões difíceis de substituição.



22 visualizações0 comentário
bottom of page